A Obscena Senhora H


  • Sex, 02 de Novembro, 20:00
  • Sex, 02 de Novembro, 21:00
  • Av. Cristiano Machado, 11833
  • Belo Horizonte, MG, Brasil


  • Sex, 02 de Novembro, 20:00
  • Sex, 02 de Novembro, 21:00
  • Av. Cristiano Machado, 11833
  • Belo Horizonte, MG, Brasil

Descrição do evento

“A Obscena Senhora H - Paixão e Obra de Hilda Hilst"

Sucesso como homenageada da Flip 2018, a escritora Hilda Hilst é tema deste espetáculo solo que vem arrebatando espectadores.

O espetáculo reconta episódios biográficos da premiada escritora brasileira Hilda Hilst durante a escrita de um de seus mais aclamados livros “A Obscena Senhora D”. Um solo da atriz Luciana Veloso, com dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias.

A trama dramatúrgica se desenvolve no início da década de 1980, em Campinas, interior de São Paulo, na chácara Casa do Sol, onde Hilda Hilst morava e se recolhia para produção de seu trabalho. A escrita de “A Obscena Senhora D” é atravessada por uma paixão pelo primo e amante, Wilson Hilst, vinte anos mais novo, e que marca uma relação mais profunda entre vida e obra da escritora, em que realidade e ficção se misturam num mesmo enredo. A novela narra a história de Hillé, mulher sexagenária, que decide viver no vão da escada de sua casa e, após a morte do marido Ehud, mantém seus constantes questionamentos sobre os significados da vida, da morte e dos limites do amor, buscando um diálogo com ele e expondo seus conflitos com um Deus, responsável pelas fragilidades e finitude do corpo e do humano.

O texto compõe-se de fragmentos do romance “A Casa da Senhora H" (inédito), de Juarez Guimarães Dias, e da novela “A Obscena Senhora D", de Hilda Hilst, além de trechos de entrevistas e cartas.

Escritora

Hilda Hilst (1930-2004), escritora homenageada em 2018 pela Feira Literária de Paraty (Flip).            Foi uma poetisa, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX, ao mesmo tempo em que foi muito pouco distribuída e lida pelo público, sobretudo em vida, e agora vem ganhando cada vez mais espaço e projeção.

Hilda Hilst escreveu por quase cinquenta anos, tendo sido agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil, Prêmio PEN Clube de São Paulo, Prêmio Anchieta, Associação Paulista de Críticos de Arte (Prêmio APCA e Grande Prêmio da Crítica pelo Conjunto da Obra), Prêmio Jabuti e Prêmio Cassiano Ricardo (Clube de Poesia de São Paulo), Prêmio Moinho Santista, entre outros. Mudou-se para a Casa do Sol, construída na fazenda de sua mãe em 1966, onde passou a viver e produziu a maior parte de sua obra. Depois de sua morte, a casa tornou-se sede do Instituto Hilda Hilst e foi tombada pelo Patrimônio Histórico de Campinas.

Criadores

Luciana Veloso, atriz e produtora cultural, graduada em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e Técnica em Interpretação Teatral pela Casa das Artes de Laranjeiras (RJ). Atuou em espetáculos teatrais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Juarez Guimarães Dias, dramaturgo e diretor que em 2018 comemora 25 anos de Teatro. É publicitário e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor em Artes Cênicas (Unirio), Mestre em Literatura (PUC-Minas), Bacharel em Comunicação Social (Uni-BH) e Coordenador do “Núcleo de Estudos em Estética do Performático e Experiência Comunicacional” (FAFICH/ UFMG). Há 15 anos, é leitor e pesquisador da obra de Hilda Hilst.

Ficha técnica:

Criação: Juarez Guimarães Dias e Luciana Veloso

Atuação: Luciana Veloso

Dramaturgia e Encenação: Juarez Guimarães Dias

Direção de Movimento: Sitaram Custódio

Cenografia: Juarez Guimarães Dias

Design de luz: Bruno Cerezoli

Figurino: Andreia Gomes

Máscaras: Lívia Rabelo

Preparação Vocal: Ana Hadad

Trilha Sonora Original e Design de Som: Daniel Nunes

Direção de Produção: Janine Avelar

Assessoria de Imprensa: Glenda Souza

Redes Sociais: Djavan Henrique

Design Gráfico: Solo CDC

Fotografia: Marília Fiuza e Matheus Soriedem

Agenciamento: Thiago Maia

Serviço:

 A Obscena Senhora H - Paixão e obra de Hilda Hilst   

O espetáculo faz parte da programação de encerramento do VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura: narrativas e desafios de uma constituição balzaquiana.

Data: 02/11/2018 – sexta-feira

Horário: 20h

*Os participantes do Colóquio deverão retirar seus ingressos antecipadamente.

Classificação: 16 anos

Facebook e Instagram: @acasadasenhoraH


Quando
Onde
Tags
finalizar compra
  • A Obscena Senhora H